segunda-feira, 18 de abril de 2011

Embriologia: quadro comparativo de segmentação, blastulação e gastrulação, nos grupos de artrópodes, equinodermos, cordata, peixes, anfíbios, aves e humana.


Segmentação
Blastulação
Gastrulação
Artrópodes
Sincrônica. A primeira divisão de clivagem é próxima a região equatorial e similares divisões procedem rapidamente em uma massa globular de células ou blastômeros, chamada mórula
Numa cavidade, a blastocele aparece no centro da massa e as células começam a se rearranjar, formando a blastoderme. A blastoderme forma a ectoderme e endoderme, primeiros folhetos embrionários. Onde a endoderme forma o sistema digestório
As células de um dos lados da blástula se diferenciam dos outros aumentando de tamanho, as maiores ficam submersas na blastocele, sofrendo invaginação para formar a parede da blástula, este estágio caracteriza a gastrulação. A nova cavidade, a gastrocele, também chamado de arquênteron, tem comunicação com o exterior pelo blastóporo.
Equinodermos
Assimétrica e sincrônica. A célula ovo começa a dividir-se, as duas primeiras divisões são feitas em dois planos meridianos do ovo, um perpendicular ao outro, resultando quatro blastômeros.
Após formarem um maciço, as células se dispõe numa única camada periférica, deixando no centro uma cavidade repleta de líquido, a blastocele A blastoderme forma a endoderme e ectoderme, onde a endoderme forma o mesênquima (tecido de preenchimento). É protostômio, tem migração de micrômeros por embolia na blástula na alça inferior.
Os micrômeros migram para o interior da blastocele Esta invaginação leva a formação de uma nova cavidade o arquênteron ou intestino primitivo, que se comunica com o exterior pelo blastóporo. Com o aumento gradativo do blastóporo, todos os macrômeros passam para o interior do arquênteron A parede externa da gástrula é ectoderme ou folheto externo e a parte interna é a endoderme, os micrômeros que emigraram no inicio gastrula, constituem o mesoderma. Formam-se duas bolsas laterais, a esquerda se desenvolve mais e forma o aquífero e o aparelho circulatório, a outra atrofia-se o que leva o animal a uma mudança no seu plano de desenvolvimento, orientando-se então em um plano de simetria radiada. A fase de gastrulação caracteriza os ouriços do mar como deuterostômicos.
Cordata
Divisão em plano meridional, resultando em dois blastômeros de tamanhos diferentes (micrômeros e macrômeros). Assimetria de tamanho.
Formam-se micrômeros na alça superior e macrômeros na alça inferior. Forma-se também uma alça lateral com micrômeros e macrômeros que migram por embolia para formar: blastóporo, arquêntero, ectoderme e endoderme.
A gastrulação ocorre pela invaginação quando as células do polo vegetativo se movimentam de fora para dentro obstruindo a blastocele, a nova cavidade que se forma é o arquênteron, tendo como abertura para o exterior o blastóporo.
Peixes
Diferenças de posições dos blastômeros, os de cima formam o embrião os de baixo a parte
nutritiva, segmentação meridional, não há diferença de tamanhos. Segmentação sequencial enquanto aos eixos, ora meridional, ora equatorial.
Existe a migração do polo animal para cima e do polo vegetativo também para cima, formando um espaço interno, chamado blastocele primária. Espaço este que fica entre o vitelo e o embrião. Assim a parte que circunda o vitelo vira uma única célula plurinucleada.
Inicia-se no polo posterior do futuro intestino. Esses dois filos foram agrupados no clade dos Deuterostômios. Na maioria dos outros filos a gastrulação inicia-se no polo anterior do futuro intestino, recebendo assim, a denominação de Protostômios para estes filos.
Anfíbios
Segmentação total desigual, sua primeira segmentação se dá no plano meridional. O segundo plano de segmentação também no plano meridional é perpendicular ao primeiro dando origem a quatro blastômeros iguais. A terceira clivagem é supra equatorial perpendicular as anteriores, formando blastômeros menores, a quarta segmentação é no plano meridional formando dezesseis blastômeros.
Segmentação no plano meridional, tem movimentos de epibolia. Não forma blastocele, mas forma um lábio dorsal. A formação da blástula se dá por sobreposição, diferenciando-se dos outros que se organizam em blastocele.
A gastrulação inicia-se do lábio dorsal do ovo, ele desce lateralmente em direção ao polo vegetativo, formando a alça da cesta e depois a alça da ferradura, lábios laterais do blastóporo, eles se unem ventralmente formando o lábio ventral, o entalhe blastoporal que agora é circular, que constitui a rolha vitelínica localizada no polo vegetativo.
Aves
Formam-se células maiores na área opaca e células menores na área pelúcida. As maiores na periferia, região periférica mais escura. Internamente possui vitelo na região abaixo da área pelúcida e da opaca. Possui o núcleo de Pander que é a região específica que forma o embrião.
A partir de oito blastômeros, ocorre a diferenciação da área pelúcida, abre -se um espaço, a blastocele primária, separando o que é embrião do que é vitelo. Movimento dado também por epibolia ficando o embrião em cima e a bolsa nutritiva embaixo. Formada por embolia, em relação a camada inferior e por epibolia em relação a camada superior, formando a blastocele segundaria. É em uma das laterais que se forma o intestino, ficando dois espaços separados por entófitos.
Uma espessa e alongada região representa o início da linha primitiva que ativa a invaginação de células, elas migram através da linha primitiva e formam o mesoderma, o qual ativa a migração de células para formar o sulco primitivo.
Humana
Possui zona pelúcida vinda do corpúsculo polar, segmentação assimétrica e assincrônica de 2,3 de 3,4. No útero a mórula sofre epibolia, a zona pelúcida se mantém formando o trofoblasto, (camada periférica que forma os anexos). O espaço interno forma a cavidade do blastocisto, região que vai formar a bolsa amniótica, ainda coberto pela zona pelúcida. Os trofoblastos, quando o embrião se fixa no útero, torna-se uma única célula polinucleada na parte inferior, o sinciciotrofoblasto e na parte superior o citotrofoblasto
A partir de 16 ou 32 blastômeros as células interiores da mórula achatam-se, blastômeros anteriores e inferiores delimitam-se, a blástula primária chamada blastocisto cresce e ocupa a membrana pelúcida até distender-se. Formação do trofoblasto. Na blástula secundária o grupo dos blastômeros superiores se dividem e o segundo grupo de blastômero entra em latência por um certo tempo, suas divisões cessam e as células estendem-se numa camada que envolverá outros blastômeros
Inicio da diferenciação celular. No final do processo podem
se vê nitidamente dois folhetos: ectoderma. mesentodérmica que dará a origem a endoderme. A cavidade
delimitada pela mesentoderme é denominada de arquêntero ou intestino primitivo, e o orifício de abertura do arquêntero é chamado de blastóporo. Gastrula dos mamíferos se forma por epibolia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário